ESTAÇÃO VOLÚVEL

By , 16/02/2024 3:08 pm

Nem sei se é sintoma das mudanças climáticas, só sei que esse ano, o inverno transformou-se na mais rica das estações. As temperaturas ainda exigem um casaco. Mas não um manteau, cachecol e luvas. Em compensação, os passarinhos começaram a cantar nas árvores do jardim, como se fossem arautos da primavera. E algumas flores, despontaram. Digo despontaram e não desabrocharam por uma razão simples. Desabrochar é um processo lento, semelhante à transição da infância para a adolescência. Despontar é sempre inesperado, rápido, do dia para a noite, elas surgem vibrantes. A prova está aí, na primeira imagem.

Mas o chão, coberto de folhas que continuam despencando das árvores, é a cara do outono, quando as folhas lentamente fabricam o manto que vai cobrir e proteger as raízes do fundo da terra contra o frio do inverno.

E o inverno continua presente no abacateiro de flores queimadas pelo frio. Mas não tente arrancar essas folhas. Elas continuam lá, esperando suas sucessoras que já despontam bem aos seus pés.

A única estação fora dessas festa é o verão. O inverno jamais convidaria o verão para esse encontro amistoso entre as estações do ano. E as três estações que Vivaldi nuca viveu, distribuem-se harmoniosamente no meu jardim.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Panorama Theme by Themocracy